Câncer

O que é Chemo Nausea e Maneiras de Lidar com a Chemo Náusea

A náusea é um efeito colateral comum da quimioterapia (tratamento do câncer ), mas hoje esse efeito colateral / sintoma perdeu sua gravidade devido ao avanço dos medicamentos contra o câncer. Esses medicamentos mais recentes contra o câncer impedem que náuseas e outros sintomas semelhantes se desenvolvam no paciente. No entanto, ainda existem muitos pacientes que sofrem de algumas tendências de náuseas e vômitos. Mas a náusea da quimioterapia seria menos grave se certos passos forem dados.

Diferentes quimioterápicos funcionam de forma diferente e muitas vezes um paciente precisa de mais de uma quimioterapia para buscar alívio do câncer. Logo depois de tomar as drogas de quimioterapia, se houver náusea ou vômito, o médico e a enfermeira devem ser consultados para medicamentos alternativos contra o câncer para parar a náusea por quimioterapia. Quando um paciente vomita mais do que duas vezes, e especialmente se o paciente achar difícil consumir ou manter os alimentos ou mesmo líquidos e quando o vômito se tornar persistente e o corpo ficar desidratado, pode causar sérios problemas, problemas mais recentes e problemas de saúde; nesses casos, deve-se procurar ajuda imediatamente.

Maneiras de lidar com quimio náusea

  • Logo após a quimioterapia, se houver sintomas de náusea, é melhor evitar grandes refeições; no entanto, o estômago do paciente não deve ser mantido vazio. Por isso, recomenda-se tomar pequenas refeições intermitentemente.
  • Uma maneira eficaz de evitar ou prevenir a náusea por quimioterapia é que o paciente deve comer devagar e mastigar os alimentos de forma adequada e completa. Isso ajuda na digestão fácil e evitando náuseas quimio.
  • Os alimentos não devem ser comidos muito quentes ou muito frios, e os alimentos consumidos devem estar à temperatura ambiente. Muitas vezes acontece que o cheiro da comida quando está muito quente ou muito frio desencadeia a náusea da quimioterapia.
  • É melhor evitar alimentos gordurosos ou condimentados, que incluem molhos cremosos e ricos. Eles são bastante difíceis de digerir e podem desencadear náuseas quimio.
  • É melhor descansar um pouco depois de uma refeição, mas não é recomendado deitar completamente, pois os arrotos ocasionais provocam sentimentos de náusea. A cabeça deve ser mantida mais alta que os pés quando estiver deitada para prevenir a náusea por quimioterapia.
  • É melhor consumir lanches ricos em proteínas logo depois de acordar; no entanto, ao deitar, é melhor consumir carne magra ou queijo, pois são fáceis de digerir.
  • A proteína é algo que permanece no estômago por mais horas, por isso é melhor consumir mais proteínas do que gorduras ou carboidratos. Esta é uma maneira útil de lidar com a náusea quimioterápica.
  • Outra maneira de lidar com as náuseas quimioterápicas é evitar o consumo de líquidos e bebidas com as refeições e, em vez disso, beber líquidos antes ou depois das refeições e não entre as refeições.
  • É melhor beber líquido em grande medida. Fluidos como água, bebidas aromatizadas e refrigerantes integrais ajudam a restringir a náusea quimioterápica. Para se manter hidratado e lidar com a náusea quimioterápica, sempre é possível usar cubos de gelo e picolés.
  • Quando há tontura ou desconforto, é melhor evitar alimentos, mas quando o paciente está se sentindo menos enjoado, recomenda-se comer uma pequena porção de alimento para manter o estômago cheio e evitar a náusea.
  • Uma maneira importante de lidar com a náusea quimioterápica é tomar medicamentos anti-náusea prescritos pelo oncologista. O paciente não deve pular os medicamentos anti-náusea durante a quimioterapia e completar o curso como recomendado pelo médico.
  • Logo após a quimioterapia, é melhor evitar os alimentos que produzem gás (junk food, feijão e refrigerante com alto teor de gordura), porque esse tipo de alimento piora a náusea.
  • Quando o paciente está vomitando devido à quimioterapia, os medicamentos contra o câncer também podem ser vomitados. Se o vômito for persistente, o oncologista pode interromper temporariamente o tratamento do câncer do paciente. Às vezes, o IV também é necessário para instilar fluido no corpo para substituir os fluidos e nutrientes essenciais que são drenados pelo vômito.
  • Uma maneira eficaz de lidar com a náusea quimioterápica é manter o estresse sob controle. Evitar o estresse é a melhor maneira de evitar náuseas e vertigens. O estresse leva a indigestão e problemas de gás indevidos que, por sua vez, podem levar à sensação de náusea.
  • Manter o ambiente fresco é a melhor maneira de se manter fresco mentalmente. Depois de uma sessão de quimioterapia, os órgãos sensoriais gostam de nariz, os olhos ficam sensíveis. Se o ambiente ao redor estiver fedorento ou o visual estiver incompreensível, como massacrar ou abater ou limpar o lixo, isso desencadeia a náusea por quimio.
  • Logo antes do início do tratamento de quimioterapia, é melhor informar a equipe de saúde quando estiver se sentindo enjoado. Se o vômito ficar grave, é imperativo entrar em contato com seu oncologista, pois o vômito persistente torna a ingestão de alimentos e bebidas um desafio.

Chemo Náusea é Nocivo?

Náusea quimioterapia é prejudicial com certeza, uma vez que drena a água e nutrientes essenciais. O vômito repetido é altamente perigoso e, se o vômito ocorrer mais de três vezes ao dia, há grandes chances de desidratação. Agora o vômito difere na aproximação, quando o vômito do paciente se acompanha com estes sinais então a atenção médica deve procurar-se imediatamente:

  • Quando a urina é de cor escura.
  • Insuficiência ou diminuição da produção de urina.
  • Batimento cardíaco acelerado.
  • Tontura ao levantar-se.
  • Dor de cabeça .
  • Pele seca e lavada.
  • A língua é revestida com uma substância branca e aveludada.
  • Quando há irritabilidade e confusão no paciente.
  • Quando o paciente tem apetite diminuído e o cheiro de qualquer comida ou bebida desencadeia vômitos.

O que os cuidadores podem fazer para evitar a náusea de quimio?

Há certas coisas que podem ser atendidas por parentes próximos ou por outra pessoa que cuida do paciente quando o paciente se sente enjoado após a quimioterapia:

  • Mantenha o paciente longe de odores de refeições ao cozinhar para evitar o desencadeamento de náuseas quimio.
  • Solicite aos vizinhos que façam o mesmo para impedir qualquer exposição adicional do paciente aos gases emergentes da cozinha. Como o aroma de cozinhar pode ser bom para os outros, mas não para o paciente que está sentindo náusea quimioterapia.
  • Alimentos cozidos espalhando cheiros fortes ou hostis para o paciente devem ser mantidos bem cobertos.
  • Mantenha o ar fresco ao redor do paciente o máximo possível e mantenha o quarto do paciente bem ventilado.
  • É sempre para alimentar o paciente com garfos e colheres que são feitos de fibra ou plásticos de qualidade padrão.
  • Evite usar garfos e colheres de metal. Pode causar gosto amargo, pois as papilas gustativas do paciente após a quimioterapia tornam-se sensíveis e podem acelerar náuseas e / ou vômitos.
  • Paciente que sofre com náuseas e vômitos graves também causará desidratação. Medir o peso do paciente diariamente ajudará a determinar a gravidade da desidratação se a náusea e o vômito continuarem durante um período de dias ou semanas.
  • Medicamentos preventivos de náusea e vômito devem ser trocados imediatamente em consulta com o médico se a situação piorar. Pode ser um sintoma de síndrome refratária, onde os medicamentos existentes não têm nenhum efeito.
  • Uma observação cuidadosa de sinais como tontura, fraqueza ou confusão é importante para decidir o acompanhamento de tratamento urgente ou hospitalização.
  • A constipação ou a desidratação pioram a náusea, observe-a cuidadosamente e procure ajuda médica para se livrar dela.

Juntamente com a Chemo Náusea, quais são os Outros Sintomas Associados que Precisam de Atenção Médica Imediata?

Equipe Médica Urgente e Especialista deve ser chamada quando:

  • O paciente pode ter inalado parte do material vomitado.
  • O paciente está vomitando mais de 3 vezes em uma hora ou 3 ou mais horas em um dia consecutivamente.
  • Se sangue ou material que parece pó de café é visto no vômito.
  • Se o paciente não puder ingerir mais de 4 xícaras de líquido ou gelo em um dia ou não puder comer por mais de 2 dias.
  • O paciente não está em condições de tomar medicamentos por via oral.
  • Se o paciente parece fraco, tonto ou confuso.
  • Perde 2 ou mais libras em 1 a 2 dias.
  • Se o paciente tiver urinação diminuída e a urina estiver amarela escura.
Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment