Cérebro

O que pode causar sensação de desequilíbrio ao caminhar?

Sentir-se desequilibrado ao caminhar não é uma condição médica em si, mas é um sintoma médico que indica a presença de outra condição médica. Isso é mais comum entre a população idosa, mas pode afetar qualquer faixa etária. Outros sintomas que acompanham essa sensação de desequilíbrio ao caminhar podem dar pistas sobre a condição médica subjacente.

O que pode causar sensação de desequilíbrio ao caminhar?

As causas mais comuns de desequilíbrio durante a caminhada são discutidas abaixo:

Vertigem:

Vertigem  é uma condição médica caracterizada por uma sensação do movimento circundante, quando na verdade é papel de carta. Além de se sentir desequilibrado quando a caminhada pode estar associada a outros sintomas, como  náuseasvômitos e dificuldade de se levantar, etc. A vertigem é comumente causada pelo deslocamento dos sensores de equilíbrio na orelha interna, que detectam o movimento da cabeça e do corpo. As causas mais comuns de vertigem são mencionadas abaixo:

  • VPPB (Vertigem Posicional Paroxística Benigna):  Esta condição é caracterizada por episódios breves, mas graves de vertigem, após uma alteração na posição da cabeça, que pode ser sentida devido a movimentos súbitos da cabeça durante a marcha.
  • Inflamação ou Infecção nos Ouvidos: A  labirintite é definida como a infecção do ouvido interno causada por infecção viral ou bacteriana. Os sintomas associados a esta condição duram dias. Está associada a náuseas e vômitos, juntamente com problemas de equilíbrio.
  • Doença de Menière como causa de desequilíbrio durante a caminhada:  esta condição está associada ao acúmulo de fluido no ouvido, juntamente com episódios de vertigem e problemas de equilíbrio. Pode haver plenitude nos ouvidos, zumbidos nos ouvidos e problemas de audição.
  • Neuroma acústico: O  neuroma acústico  é um crescimento não-canceroso presente no nervo vestibular (o nervo que liga o cérebro ao ouvido interno). Os sintomas incluem sentir-se desequilibrado enquanto caminha com zumbido no ouvido afetado e  tontura .

Sensação de desmaio:

Sentir-se fraco ou perda de consciência (parcial ou completa) pode levar a sensação de desequilíbrio ao caminhar. A tontura  é uma sensação de tontura que pode levar à desmaios. Isso geralmente é causado devido à redução do fluxo sanguíneo para o cérebro, levando à má oxigenação do cérebro. As causas mais comuns associadas a isso estão listadas abaixo:

  • Queda na pressão arterial:  Queda na pressão arterial provoca diminuição do suprimento de sangue para o cérebro, o que pode fazer com que a pessoa se sinta desequilibrada ao caminhar. Isso pode ser secundário à anemia, perda excessiva de sangue, deficiência de ferro e efeitos colaterais de certos medicamentos.
  • Descargas Cardíacas Inadequadas:  Doenças cardíacas, tais como ritmo cardíaco alterado, problemas na válvula cardíaca, enfraquecimento do músculo cardíaco, etc., podem levar à redução do débito cardíaco, o que provoca um fornecimento insuficiente de sangue ao cérebro.

Desequilíbrio como uma causa para sentir-se desequilibrado ao caminhar:

As causas mais comuns de desequilíbrio estão listadas abaixo:

  • Falhas sensoriais:  Isso inclui problemas sensoriais, como problemas de visão ou problemas neurológicos nos membros inferiores, secundários a problemas como  diabetes .
  • Problemas musculares e articulares:  Secundário para a condição médica, como  osteoartrite , ou seja, desgaste das articulações.
  • Problemas neurológicos:  Certas doenças, como a doença de Parkinson, causam problemas em partes do cérebro (cerebelo) que causam perda de equilíbrio.
  • Efeitos colaterais de medicamentos:  certos medicamentos como sedativos, tranquilizantes e drogas anti-convulsivas podem apresentar problemas de equilíbrio como seus efeitos colaterais.

Outras causas de desequilíbrio ao caminhar incluem:

  • Queda no nível de ferro ou anemia
  • Infecção viral como gripe
  • Nível de açúcar no sangue reduzido
  • Infecção do ouvido (particularmente do ouvido interno)
  • Efeitos colaterais de medicamentos (especialmente medicamentos anti-hipertensivos)
  • Desidratação  causada por  náuseasvômitosdiarréia  etc.
  • Ansiedade ou estresse
  • Hiperventilação ou respiração profunda / rápida
  • Abuso de drogas, abuso de álcool, sintomas de abstinência de drogas, interação medicamentosa, envenenamento, intoxicação etc.
  • Cansaço ou  fadiga
  • Sangramento excessivo

O tratamento para a condição é baseado na causa. Sentir desequilíbrio durante a caminhada pode ocorrer devido a vários motivos; portanto, não se deve tolerar levianamente se os sintomas se prolongarem e procurar ajuda imediata para descartar condições graves.

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment