Choque

O que é choque hipovolêmico?

O choque hipovolêmico, também conhecido como choque hemorrágico, é uma condição médica séria e potencialmente letal que ocorre quando uma pessoa perde mais de 20% ou um quinto do sangue ou líquido do corpo. Esta grave perda de fluidos corporais leva a uma diminuição substancial na capacidade do coração de bombear uma quantidade suficiente de sangue para todo o corpo. O choque hipovolêmico também causa falência múltipla de órgãos e essa condição requer atenção médica imediata para a sobrevivência do paciente. Acredita-se que o choque hipovolêmico seja a principal causa de morte em indivíduos que sofreram lesões traumáticas ; lesões que causam perda abundante de sangue .
O tratamento do choque hipovolêmico compreende a reposição do sangue / fluidos perdidos,  medicamentos para aumentar a capacidade de bombeamento do coração.

Causas do Choque Hipovolêmico

O choque hipovolêmico é uma condição fatal causada por uma quantidade significativa de perda de sangue / líquido do corpo. O sangue é responsável por transportar oxigênio e outros nutrientes vitais para os órgãos, tecidos e o resto do corpo. Devido à forte perda de sangue, há fluxo sanguíneo insuficiente para os órgãos do seu corpo; e quando o sangue é perdido rapidamente antes de ser substituído, os órgãos são privados dos nutrientes e oxigênio importantes; e eles começam a se desligar. Quando o coração começa a falhar e não bombeia sangue suficiente pelo corpo, o paciente experimenta sintomas de choque ou choque hipovolêmico. Este tipo de enorme perda de sangue pode ocorrer a partir de:

  • Sangrar de lesões traumáticas, como de acidentes automobilísticos, pode causar choque hipovolêmico.
  • Lesões por quedas devido a convulsões .
  • Sangramento interno no trato gastrointestinal ou de uma  gravidez ectópica que se rompeu também pode causar choque hipovolêmico.

A perda excessiva de fluidos corporais também causa diminuição do volume sangüíneo levando ao Choque Hipovolêmico e isso pode ocorrer em:

Sinais e Sintomas de Choque Hipovolêmico

Os sintomas do choque hipovolêmico diferem de acordo com a gravidade da perda de sangue / fluido; mas todos os sintomas são de natureza grave e devem ser tratados imediatamente. Os sintomas internos de sangramento podem ser difíceis de identificar e o diagnóstico geralmente é feito após os sintomas do choque aparecerem. No entanto, os sintomas de hemorragia externa serão visíveis, pelo que podem ser tomadas medidas para tratar e prevenir o choque hipovolémico.

Os sintomas do choque hipovolêmico são:

  • A pressão arterial extremamente baixa é um dos sinais em pacientes que sofrem de choque hipovolêmico.
  • Uma queda significativa na temperatura do corpo, que é uma situação de risco de vida.
  • Sensação de ansiedade.
  • Os lábios e unhas ficam azuis (cianose) em choque hipovolêmico.
  • Diminuição ou ausência de produção de urina.
  • Transpiração intensa.
  • No choque hipovolêmico, há respiração rápida e superficial.
  • Tontura e confusão.
  • Freqüência cardíaca acelerada / palpitações.
  • Pulso fraco / fraco
  • Dor no peito
  • No choque hipovolêmico, há perda de consciência

Sinais de Sangramento Interno no Caso de Choque Hipovolêmico:

A gravidade da condição do paciente do choque hipovolêmico depende da velocidade e da
quantidade de perda de sangue / líquido do corpo. A extensão das lesões e a presença de outras condições médicas crônicas, como  diabetes ou pulmão, coração , doença renal; todas essas condições aumentam as chances de mais complicações do choque hipovolêmico. Complicações do choque hipovolêmico ocorrem como resultado da enorme perda de sangue e fluidos do corpo e essas complicações são:

  • Danos aos principais órgãos do corpo, como rins e cérebro.
  • Ocorrência de gangrena nos braços ou pernas.
  • Ataque cardíaco .

Investigações para Choque Hipovolêmico

Paciente experimenta sintomas de choque hipovolêmico depois que ele / ela está realmente no meio desta condição. Um exame físico do paciente revela os sinais de choque hipovolêmico, tais como:

  • Hipotensão (pressão arterial baixa).
  • Taquicardia (taquicardia).
  • O paciente também está desorientado e pode não responder às perguntas feitas pelo médico.
  • O sangramento interno geralmente é diagnosticado somente após o paciente apresentar sinais de choque hipovolêmico.

Outros testes diagnósticos para confirmação do choque hipovolêmico incluem:

  • Exames de sangue para avaliar a função renal e procurar por desequilíbrios eletrolíticos.
  • Tomografia computadorizada / ultrassonografia para verificar qualquer dano aos órgãos do corpo.
  • Ecocardiograma para verificar o ritmo cardíaco.
  • O cateterismo cardíaco direito pode ser feito para verificar o fluxo sanguíneo.
  • Endoscopia para examinar órgãos gastrintestinais.
  • Cateterismo urinário para calcular a quantidade de urina presente na bexiga.

Tratamento do Choque Hipovolêmico

  • O tratamento para o choque hipovolêmico se concentra na reposição dos fluidos e sangue perdidos.
  • O doente que sofre de choque hipovol�ico recebe muitos fluidos e / ou produtos de sangue intravenosamente.
  • Medicamentos que aumentam a capacidade do coração de bombear, como a dopamina , epinefrina, podem ser administrados a pacientes que sofrem de choque hipovolêmico.
  • O monitoramento rigoroso da função renal cardíaca é feito para avaliar a eficácia do tratamento.

Prognóstico do Choque Hipovolêmico

O prognóstico do choque hipovolêmico depende da quantidade e taxa de perda de sangue / fluidos, do tipo de lesão sofrida pelo paciente e de outras condições médicas. Dependendo desse prognóstico pode ser dano a órgãos importantes e morte.

Alguns pacientes que sofrem de choque hipovolêmico podem desenvolver gangrena, como resultado da diminuição do suprimento de sangue para os membros; e isso pode resultar em amputação dos membros afetados.

Leia também:

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment