Choque

O que é Choque Anafilático: Causas, Sintomas, Tratamento, Prognóstico, Prevenção

O choque anafilático é uma condição fatal, que pode ocorrer como resultado da anafilaxia, que é uma reação alérgica grave e potencialmente fatal ao alérgeno. Na anafilaxia, o paciente experimenta inchaço, pressão arterial baixa,  urticária e vasos sanguíneos dilatados. Se a anafilaxia ou reação alérgica for grave, o paciente pode entrar em choque, que é conhecido como Choque Anafilático, que deve ser tratado imediatamente, caso contrário pode ser fatal.

O paciente experimenta reação anafilática e choque quando o sistema imune desenvolve imunoglobulina E ou IgE, que é um tipo específico de anticorpo que combate alérgenos. Isso causa uma reação exagerada ou inadequada a uma substância que geralmente é inofensiva, como comida. O corpo do paciente pode não reagir à exposição inicial; no entanto, os anticorpos são produzidos com exposições posteriores. Quando o corpo do paciente é exposto à substância posteriormente, há ligação do alérgeno aos anticorpos, o que causa enormes quantidades de produção de histamina, que é uma substância que causa os sintomas de anafilaxia, incluindo choque anafilático.

Sintomas de anafilaxia e choque anafilático

O paciente inicialmente apresenta coceira intensa no rosto ou nos olhos, que em poucos minutos se transforma em sintomas mais graves, como dificuldade de engolir e respirar, dor no abdômen, cãibras, diarréia, vômitos, urticária, angioedema, que produz inchaço sob a pele, em vez de sobre a superfície da pele e, finalmente, choque anafilático.

Se o paciente apresentar os sintomas acima de anafilaxia, deve-se procurar atendimento médico imediato. A anafilaxia pode piorar rapidamente e produzir sintomas mais graves, como aumento da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, fraqueza súbita, choque anafilático, em que o paciente perde a consciência e pode até morrer.

Gatilhos comuns de anafilaxia

  • A causa mais comum de anafilaxia é geralmente um item alimentar. Alguns dos fatores desencadeantes comuns de anafilaxia e choque anafilático incluem alimentos lácteos, marisco (lagosta, camarão), nozes, sementes de gergelim e clara de ovo. As picadas de abelha ou  vespa também costumam causar anafilaxia.
  • Se o paciente se exercitar depois de consumir alimentos que provocam alergia, também pode causar anafilaxia e choque anafilático.
  • Alergénios inalados incluindo pólenes também podem causar anafilaxia.
  • Alguns medicamentos também podem causar anafilaxia.
  • Reação anafilactóide é uma condição que é semelhante à anafilaxia e é uma condição igualmente grave. No entanto, a diferença é que a reação anafilactóide não envolve anticorpos da imunoglobulina E. Alguns dos desencadeadores comuns da reação anafilactóide incluem corantes que contêm iodo, que podem ser observados em radiografias, opioides, drogas antiinflamatórias não-esteróides, como aspirina, transfusões de sangue e exercícios.

Diagnóstico de anafilaxia e choque anafilático

Os sintomas experimentados pelo paciente ajudam a chegar ao diagnóstico de anafilaxia e choque anafilático. Pacientes que têm história prévia de reações alérgicas têm um risco aumentado de desenvolver anafilaxia e choque anafilático. Os seguintes passos são realizados para confirmar o diagnóstico de anafilaxia e choque anafilático:

  • A história médica e o exame físico do paciente são conduzidos onde os sinais e sintomas do paciente são examinados em detalhe. O paciente é perguntado questões detalhadas sobre como a reação anafilática e choque surgiu.
  • Exames de sangue são feitos para procurar a presença de anticorpos específicos.
  • Testes cutâneos são feitos para descartar ou confirmar suspeitas de desencadeamento de Choque Anafilático.
  • Outros testes são feitos para excluir condições médicas, que produzem sintomas semelhantes à anafilaxia, como se o paciente tivesse perdido a consciência, então também poderia ser um sinal de epilepsia em vez de Choque Anafilático.

Preparando-se para anafilaxia

O paciente deve estar sempre preparado se for alérgico a qualquer substância alimentar ou a picadas de abelha, o que causa anafilaxia, pois esta reação pode piorar e levar a choque anafilático. Sempre carregue um kit de injeção de epinefrina prescrito pelo médico. Prevenção de desencadeantes alérgicos é a principal coisa a fazer para evitar reações alérgicas. Os pacientes devem tentar se educar no reconhecimento e evitando possíveis fatores desencadeantes. Também é muito importante que o profissional de saúde do paciente seja informado sobre qualquer alergia a medicamentos antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para qualquer coisa. O paciente também deve usar um pingente / pulseira de alerta médico ou portar um cartão que identifique o tipo de alergia. Todas essas medidas ajudarão a salvar a vida do paciente.

Prevenção da Anafilaxia e Choque Anafilático

É importante evitar estritamente qualquer tipo de contato com o alérgeno, que está provocando anafilaxia.

  • O paciente deve ler cuidadosamente os rótulos dos alimentos se o gatilho causador for uma substância alimentar. Sempre pergunte sobre os ingredientes quando comer em casas de amigos ou encomendar alimentos em restaurantes. No caso, se você não puder avaliar os ingredientes dos alimentos, evite comer alimentos desconhecidos.
  • Se o gatilho da anafilaxia for um remédio, sempre informe seu médico sobre sua reação alérgica. Explique claramente sobre seus sintomas quando teve a anafilaxia. É aconselhável usar uma etiqueta, como uma pulseira ou colar, para ajudar a identificar a alergia rapidamente.
  • Evitar picadas de insetos, como picadas de abelhas ou vespas, é mais difícil. O paciente deve usar calças compridas e camisas de mangas compridas quando estiver ao ar livre. Paciente também deve evitar perfumes e cores brilhantes como essas coisas tendem a atrair insetos. Nunca beba bebidas açucaradas descobertas que estejam presentes ao ar livre.
  • Seja bem informado sobre suas alergias. Discuta com seu médico sobre as coisas que lhe darão uma reação alérgica e, em última análise, choque anafilático e como reconhecer os sintomas de choque anafilático e reação anafilática.
  • Tiros de alergia (terapia de dessensibilização) devem ser tomados se o paciente tiver alergia a veneno por insetos.
  • Certifique-se de que os médicos presentes estão cientes de alergias e certifique-se de que todas as informações sobre as alergias registradas no arquivo.
  • O paciente deve seguir o tratamento da asma regularmente para reduzir o risco de reação anafilática e choque anafilático.
  • O paciente deve sempre levar um kit de epinefrina contendo 2 doses onde quer que vá. Certifique-se de que o paciente e os atendentes saibam como usar as injeções e que as injeções não tenham expirado.
  • As etiquetas de identificação, como a pulseira MedicAlert, devem ser usadas pelo paciente para que as alergias do paciente sejam facilmente identificáveis.
  • O paciente deve tomar todas as medidas necessárias para evitar as coisas que ele / ela tem alergia.
  • Os pacientes que estão em risco de re-exposição ao alérgeno que causou anafilaxia e choque anafilático no passado devem consultar um alergista para dessensibilização. O teste da pele também ajuda a identificar o alérgeno.

Tratamento para Choque Anafilático

A anafilaxia não tem cura. O tratamento para Choque Anafilático e Anafilaxia inclui:

  • Se o paciente é suspeito de ter anafilaxia ou choque anafilático, então uma ambulância precisa ser chamada, pois é uma emergência médica.
  • A epinefrina é o único tratamento eficaz no tratamento rápido da anafilaxia. A epinefrina é geralmente administrada por meio de uma injeção automática. Tem adrenalina que reverte rapidamente os sintomas da reação anafilática. O local mais eficaz e mais comum de injeção é a coxa. Se você estiver em dúvida se os sintomas do paciente são relacionados à alergia, então você também não deve hesitar em administrar a injeção. O auto-injetor de adrenalina (AAI), que é adrenalina injetável, deve sempre ser transportado pelo paciente que foi diagnosticado com anafilaxia.
  • Se você estiver perto de alguém que entrou em choque anafilático, procure ajuda médica imediata. Medidas que salvam vidas, incluindo RCP, devem ser feitas.
  • Além da epinefrina, o tratamento para choque anafilático também inclui medicamentos e fluidos intravenosos, que suportam a ação do coração e do sistema circulatório.
  • Os anti-histamínicos e esteróides são administrados ao paciente após estabilização do choque anafilático para reduzir ainda mais os sintomas.
  • O paciente é encaminhado a um especialista em alergia, que irá elaborar um plano de tratamento para anafilaxia e choque anafilático, de acordo com as necessidades e circunstâncias do paciente. O paciente também deve acompanhar regularmente as visitas de alergista com um especialista em alergia pelo resto de sua vida.

Prognóstico do Choque Anafilático

Chegando ao prognóstico de choque anafilático, se o tratamento adequado é feito a tempo, então o paciente que sofre de anafilaxia pode fazer uma recuperação completa. A morte pode ocorrer devido a pressão arterial baixa ou parada cardíaca e respiratória em anafilaxia grave, em que o paciente entrou em choque anafilático.

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment