O que as drogas são ruins para o fígado?

Muitas drogas podem afetar o funcionamento do fígado. O fígado é o órgão mais interessante do ser humano, que desempenha várias funções. Uma das principais funções do fígado é o metabolismo; Ele processa uma ampla gama de medicamentos, resultando no produto final solúvel em água que é excretado na bile. Existem inúmeros medicamentos vendidos no mercado que podem trazer um efeito deletério para a função hepática. O uso prolongado do medicamento pode aumentar as enzimas hepáticas anormalmente e pode alterar a atividade metabólica, resultando em insuficiência hepática. Icterícia , desconforto estomacal, sensação de queimação e tendência a machucar e sangrar são alguns dos sintomas da toxicidade medicamentosa.

Table of Contents

O que as drogas são ruins para o fígado?

Os médicos se referem a essa condição como “lesão hepática induzida por drogas”. O termo também inclui danos causados ​​por ervas ou plantas tóxicas e suplementos nutricionais.

Paracetamol é o medicamento convencional mais comumente tomado em overdose nos países ocidentais. É tóxico para o fígado, mesmo em baixa porcentagem pode induzir a necrose hepatocelular, que pode resultar em insuficiência hepática fatal. Um paracetamol de 7,5 g pode alterar completamente as vias do metabolismo.

Amoxicilina é um exemplo clássico de um antibiótico usado para as queixas do trato respiratório superior, como bronquite, sinusite e infecções da garganta. Danos no fígado causados ​​pela amoxicilina podem ocorrer logo após a ingestão. Os sinais de lesão hepática são frequentemente detectados mesmo após a retirada da medicação.

Antibióticos como clindamicina, eritromicina, nitrofurantoína, rifampicina, sulfonamidas, tetraciclinas, sulfametoxazol / trimetoprima, isoniazida e pirazinamida podem induzir dano hepático se a dose apropriada não for seguida. A isoniazida é uma droga antituberculose bem conhecida, que pode causar lesão hepática aguda.

Medicações anticonvulsivas, como carbamazepina, fenobarbital, fenitoína e valproato, têm sido incriminadas, causando doença hepática induzida por drogas idiossincráticas.

O uso prolongado de estatinas pode induzir dores musculares, problemas digestivos, imprecisão mental e raramente causar danos ao fígado. É usado como um medicamento anti-colesterol, pode aumentar os níveis de enzimas hepáticas e causar danos no fígado geralmente menores, mas sem sintomas.

Certos agentes inalatórios, principalmente o halotano, têm sido implicados na causa da hepatite hepática. Existem dois tipos de hepatite hepática induzida por halotano. Tipo 1, que é leve, transitório e tem uma incidência relativamente alta (25 a 30%). Tipo 2 causado pelo metabolismo oxidativo do halotano no fígado, levando à febre, icterícia e transaminases séricas dramaticamente elevadas.

Os analgésicos, como os anti-inflamatórios não esteroidais ( AINEs ), também podem causar lesões no fígado, como por exemplo o diclofenaco.

Vários medicamentos anticonvulsivos, como a dilantina, a carbamazepina e a lamotrigina, podem causar danos ao fígado. Carbamazepina e lamotrigina podem causar lesão hepática em pacientes que a utilizam há semanas ou meses.

Atualmente, os antidepressivos são os medicamentos mais comumente prescritos e também importantes causas de lesão hepática induzida por drogas – bupropiona, fluoxetina, mirtazapina, paroxetina, sertralina, trazodona e antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina. A risperidona e a quetiapina são usadas como antipsicóticos e antidepressivos. Estes medicamentos podem causar um bloqueio no fluxo de bile do fígado.

Outras drogas incluem medicamentos para o coração (amiodarona e clopidogrel), medicamentos contra o câncer metotrexato e medicamentos para terapia antiretroviral (usados ​​para tratar a infecção pelo HIV) podem causar danos ao fígado.

Dano hepático induzido por ervas medicinais

Algumas ervas medicinais contêm substâncias tóxicas que podem danificar o fígado. Ervas contêm uma alta concentração de alcalóides pode induzir 20% de dano ao fígado. Estes incluem suplementos dietéticos com uma quantidade elevada de alcalóides pirrolizidínicos. Isso pode ser visto em alguns extratos de chá, que causam dor abdominal e às vezes vomitam. O líquido se acumula no abdômen e nas pernas e, eventualmente, pode resultar em tecido cicatricial no fígado, insuficiência hepática e até morte. Estas ervas incluem borragem, óleo de poejo, celandine (na família das papoulas), chá de Kombuchá, misteltoe, sho-saiko-to, chá de yerba, confrei e certas ervas chinesas, como zi cao (groomwell), kuan dong hua (coltsfoot) ), qian li guang (liferoot) e pei lan (Eupatorium).

Leia também:

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment