O colírio para glaucoma pode afetar o coração?

Uma variedade de medicamentos está disponível para gerenciar o distúrbio de glaucoma, que geralmente são a primeira opção de tratamento do paciente, em vez da cirurgia. Todas essas drogas causam diminuição da pressão intra-ocular e protegem a função das fibras do nervo óptico. O objetivo principal do colírio é aumentar o dreno do fluido do humor ou diminuir a descarga do líquido ocular. Existe uma ampla gama de fármacos para glaucomas, como análogos de prostaglandinas, inibidores da anidrase carbônica, antagonistas dos receptores beta, agonistas adrenérgicos e parassimpaticomiméticos. Algumas drogas estão disponíveis em combinação para direcionar diferentes sintomas e tem melhores resultados terapêuticos. Todas essas drogas oculares têm sintomas hipotensores e causam um efeito adverso em um ser humano.

O colírio para glaucoma pode afetar o coração?

É bem conhecido que alguns colírios são capazes de causar problemas cardíacos graves, como insuficiência cardíaca congestiva e arritmias. Há muitos casos de morte relatados e especialistas acreditam fortemente que existe uma forte correlação coexiste entre medicamentos para doenças oculares e doenças cardiovasculares. A doença dos olhos e do coração compartilha mutuamente os mesmos fatores de risco. A hiperglicemia e a hipertensão têm uma forte ligação com a doença cardiovascular e, da mesma forma, também estão diligentemente relacionadas ao glaucoma e ao distúrbio da retinopatia.

Entre os colírios, o fármaco mais potente são os betabloqueadores, que reduzem a pressão intra-ocular através da diminuição da produção de humor aquoso. Um dos principais mecanismos de efeitos colaterais dos beta-bloqueadores é o alvo dos receptores beta 1 e beta 2 dos músculos cardíacos. Como conseqüência, há uma redução adversa na frequência cardíaca. Contração cardíaca incorreta, bradicardia e pulso irregular são alguns dos impactos negativos causados ​​pelo betabloqueador. Os pacientes às vezes experimentam consistentemente indicações como dores de cabeçaleves , desesperança, nervosismo, percepção equivocada, disartria, desilusão , tendências de sonolência e cansaço. O nipradilol e o betaxolol são alguns dos exemplos de fármacos beta-bloqueadores que causam reações adversas graves e podem causar insuficiência cardíaca .

Nos países ocidentais, o timolol, o levobunolol e o betaxolol são os principais fármacos beta-bloqueadores. Os pacientes tratados com levobunolol tópico mostraram uma diminuição nas freqüências cardíacas, ou seja, de 5 a 10 batimentos por min. Esta condição é conhecida como bradicardia e requer atenção médica imediata, geralmente requer um ritmo permanente. Além da bradicardia, os pacientes apresentaram diminuição das pressões diastólica (5-10 mmHg) e sistólica (4-20 mmHg). Essas respostas opostas do uso de antagonistas beta podem causar insuficiência cardíaca congestiva, hipotensão, síncope, bloqueio cardíaco, acidente vascular cerebral, broncoespasmo e óbitos por insuficiência respiratória. Os pacientes que receberam timolol também mostraram uma diminuição significativa na função pulmonar, ou seja, cerca de 25% para baixo dentro de meia hora de administração do medicamento.

Uma dose de uma gota de 2,5–0,5% de solução de Maleato de Timolol para cada olho tem efeito adverso nos sistemas do SNC, pulmonar, cardiovascular e endócrino. Durante a produção inicial de timolol oftálmico nos Estados Unidos da América, aproximadamente 450 indivíduos apresentaram sérios problemas cardiopulmonares. Os sintomas incluem dor no peito, falta de ar, dores nas mãos e nas pernas; e 32 casos de mortes foram relatados nos primeiros sete anos de produção de timolol oftálmico.

Os agentes anticolinérgicos são geralmente usados ​​como terapia para a inflamação da uveíte. O glaucoma uveítico é um problema comum que afeta 20% dos pacientes. Tem um efeito adverso em bebês e crianças que podem causar o colapso cardiorrespiratório. Da mesma forma, os simpaticomiméticos mais comumente usados ​​em doenças oculares incluem a fenilefrina. epinefrina e dipivefrina. Todas essas drogas estão associadas a um aumento na ocorrência de arritmias ventriculares, hipertensão, taquicardia (aumento de batimentos cardíacos de 100 batimentos por minuto) e fibrilação. Assim, o uso de drogas não é recomendado para lactentes com baixo peso ao nascer e idosos com doença cardiovascular e cerebrovascular.

Muitos estudos dizem que o cardiologista pode não estar ciente das conseqüências das drogas oftálmicas. Se um paciente cardiológico com doença ocular desenvolver qualquer distúrbio no coração, é necessário atendimento médico imediato para evitar a insuficiência cardíaca e a morte. Os cardiologistas também devem aconselhar seus pacientes sobre os agentes tópicos e seus efeitos adversos no coração. Não é estritamente recomendado para pacientes idosos.

Leia também:

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment