Medicamentos

O que é fototoxicidade e ototoxicidade e antibióticos que podem causar fototoxicidade e ototoxicidade

No que diz respeito aos antibióticos, como qualquer outra entidade, os antibióticos têm dois lados para eles. Além de seus poderes de ajuda, os antibióticos também têm efeitos colaterais que podem ser muito perigosos para a saúde humana. Vários antibióticos são conhecidos por causar doenças de diferentes estratos. Por exemplo, alguns dos efeitos colaterais dos antibióticos consistem em náuseas, reações alérgicas, erupções cutâneas, falta de ar , inchaço dos lábios e da língua, manchas brancas na língua, diarréia aquosa, etc.

Entre todos estes, a fototoxicidade e a ototoxicidade são dois efeitos colaterais comuns dos antibióticos. Existem vários antibióticos que causam fototoxicidade e ototoxicidade como efeito colateral.

A fototoxicidade (foto-irritação) é definida como uma resposta tóxica que é induzida após a exposição inicial da pele a certos produtos químicos e subsequente exposição à luz. A fototoxicidade também pode ser definida como a reação que é provocada pela irradiação da pele após a administração sistêmica (oral ou intravenosa) de uma substância química. Supõe-se que a substância química seja “fotoativa”. Isso significa que quando a substância química é exposta à luz, ela absorve a luz e a energia absorvida produz mudanças moleculares que causam toxicidade; daí o nome fototoxicidade.

Quais são os antibióticos que podem causar fototoxicidade?

Alguns dos antibióticos que podem causar fototoxicidade incluem tetraciclinas, fluoroquinolonas, doxiciclina, ciprofloxacina, ofloxacina e levofloxacina.

Outros medicamentos que podem causar fototoxicidade consistem em: sulfonamidas, anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), diuréticos, retinóides, inibidores da HMG-CoA * redutase, drogas neurolépticas, tioxantenos, antifúngicos, amiodarona, contraceptivos orais, cinamatos, benzofenonas e salicilatos.

As reações fototóxicas ocorrem basicamente devido aos efeitos destrutivos dos compostos ativados pela luz nas membranas celulares e, em alguns casos, no DNA. Em contraste, as reações fototóxicas são respostas imunes mediadas por células a um composto ativado por luz. Reações fototóxicas ocorrem em quase todos os indivíduos se forem expostas a quantidades suficientes de luz e drogas. Principalmente, eles aparecem como uma resposta exagerada de queimadura solar. Reações fototóxicas se assemelham a dermatite alérgica de contato. A distribuição deste é limitada a áreas do corpo expostas ao sol. No entanto, quando as reações são severas ou duram muito tempo, elas podem se estender para áreas cobertas de pele. A quantidade de fármaco necessária para induzir reações fototóxicas é consideravelmente grande. Apenas doses mais altas desses medicamentos podem causar reações fototóxicas.

Como prevenir a fototoxicidade causada por antibióticos?

A prevenção da fototoxicidade causada por antibióticos pode ser feita por identificação e evitando o antibiótico ofensivo, o uso de proteção solar e a instituição de medidas para alívio sintomático. O uso de corticosteróides tópicos e compressas frias pode aliviar a fotossensibilidade induzida por antibióticos. O uso de corticosteroides sistêmicos deve ser reservado para os casos mais graves. Se os protetores solares não forem a causa de reações fototóxicas, eles devem sempre ser usados ​​ao se molhar ao ar livre. Certifique-se de usar protetor solar com proteção UVA e UVB e reaplique o protetor solar conforme indicado no rótulo para evitar fototoxicidade causada por antibióticos. Além disso, use roupas e acessórios de proteção, como chapéu e óculos de sol. A maior parte da fototoxicidade induzida por drogas é causada por comprimentos de onda dentro da faixa de UV-A. Assim sendo, filtros solares que absorvem UV-A devem ser prescritos. Os protetores solares que contêm avobenzona (Parsol 1789), dióxido de titânio e óxido de zinco são mais eficazes no bloqueio da radiação UV-A do que os filtros solares comuns.

O que é ototoxicidade?

Ototoxicidade é o dano às funções de audição ou equilíbrio do ouvido por drogas ou substâncias químicas, incluindo antibióticos. Essa parte da orelha compreende tanto o mecanismo de audição quanto o nervo vestibulococlear, que é o nervo que envia informações auditivas e de equilíbrio ao cérebro.

A extensão da ototoxicidade varia com o medicamento ofensivo / antibiótico e outras condições. Em alguns casos, há recuperação total após o antibiótico ter sido descontinuado. Em outros casos, a extensão dos danos causados ​​pela ototoxicidade é limitada, e pode até ser insignificante demais para ser notada. Isso pode ocorrer em perda auditiva de alta frequência, onde o dano ao ouvido dificulta a audição de notas musicais agudas, mas não afetam a capacidade de ouvir palavras faladas normais ou de continuar conversando. Em casos extremos, pode haver surdez permanente e completa devido à ototoxicidade.

Quais são os antibióticos que causam ototoxicidade?

Os antibióticos que podem causar ototoxicidade incluem: amicacina, estreptomicina, neomicina, gentamicina, eritromicina, canamicina, tobramicina, netilmicina e vancomicina.
Algumas das outras drogas que causam ototoxicidade incluem drogas anti-câncer, como a cisplatina, bleomicina e vincristina; Diuréticos, como acetazolamida, ototoxicidade geralmente não são diagnosticados. Isso ocorre quando a perda auditiva é pequena ou quando está restrita às freqüências mais altas. Os pacientes podem notar uma mudança em sua audição, mas pode não ser significativo o suficiente para relatar. Em outros casos, a perda de audição pode ser muito significativa, ou a ototoxicidade leva a “zumbido nos ouvidos” ou outras sensações. Quando os médicos estão administrando medicamentos ou antibióticos que são conhecidos por causar perda auditiva, é frequentemente sugerido que o paciente receba testes auditivos regulares. Ao monitorar a audição regularmente, pode ser possível interromper a medicação ofensora ou reduzir a dose para que nenhum dano adicional seja feito.
A ototoxicidade que causa perda de equilíbrio pode ser ainda mais difícil de diagnosticar. Essas mudanças podem ocorrer gradualmente, com o tempo, e podem ser confundidas com os efeitos da condição que as drogas / antibióticos devem tratar.

Qual é o tratamento para ototoxicidade causada por antibióticos?

A suspensão do antibiótico ou do medicamento que origina ototoxicidade é importante. Pessoas que sofrem de perda auditiva permanente podem optar por usar aparelhos auditivos ou, quando apropriado, receber um implante coclear. Para quem tem problemas de equilíbrio; fisioterapia pode muitas vezes ser útil.

Qual é o prognóstico da ototoxicidade causada por antibióticos?

O prognóstico da ototoxicidade causada pelos antibióticos depende dos fármacos que causaram a ototoxicidade e sua dose. Antibióticos como gentamicina, canamicina, netilmicina e tobramicina causam perda auditiva em graus variados. Essas drogas podem ser usadas para tratar infecções potencialmente fatais que são resistentes a outras classes de drogas e, portanto, pode não haver escolha a não ser usá-las. A dosagem cuidadosa pode minimizar, mas não elimina o risco de ototoxicidade. Estima-se que as chances de recuperação sejam de 10 a 15%. A perda auditiva geralmente começa nas freqüências mais altas e geralmente não é reconhecida imediatamente.

  • O antibiótico eritromicina pode causar perda auditiva que afeta todas as frequências. Essa perda auditiva geralmente se inverte ao longo do tempo.
  • Outros medicamentos, como aspirina e antiinflamatórios não esteróides (AINEs),podem causar zumbido nos ouvidos. Isso pára quando a droga é interrompida.
  • Os diuréticos também podem causar perda auditiva com um início rápido. Isso geralmente, mas nem sempre, se inverte quando as drogas são interrompidas.

Em alguns casos de ototoxicidade, o prognóstico não é muito claro. O antibiótico, a vancomicina, parece causar perda auditiva, mas isso só pode ocorrer quando a vancomicina é usada ao mesmo tempo que outras drogas ototóxicas, como gentamicina ou eritromicina.

Como prevenir a ototoxicidade causada por antibióticos?

Como a maioria das ototoxicidades ocorre quando drogas nocivas ou antibióticos são usados ​​em altas doses, cálculos cuidadosos com as doses são o melhor método de prevenção. Às vezes é possível substituir os antibióticos ototóxicos por drogas que tenham efeitos adversos menos graves.

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment