Quais medicamentos causam gosto metálico na boca?

Um gosto metálico na boca é medicamente conhecido como parageusia. Dá um sabor desagradável e desenvolve-se subitamente ou ao longo de um longo período de tempo. Um sabor metálico é um efeito colateral comum dos medicamentos. Há muitas drogas que causam uma mudança no sabor, que inclui sabor metálico. Os exemplos incluem numerosos antibióticos e anti-histamínicos. Na maioria dos casos, esta é uma condição médica temporária e é resolvida com a descontinuação da medicação. Medicamentos de quimioterapia também podem produzir um sabor metálico na boca.

Quais medicamentos causam gosto metálico na boca?

Os medicamentos que causam um gosto metálico na boca são os seguintes:

Inibidores da ECA: A ECA ou a enzima conversora da angiotensina são os medicamentos usados ​​para tratar a insuficiência cardíaca ou a hipertensão. Estas são drogas comumente prescritas que causam um gosto metálico na boca e alguns outros distúrbios do paladar, como perda limitada da percepção do paladar. Capoten é um dos inibidores da ECA que resultam em mudanças de sabor em cerca de 2-4% das pessoas que o tomam, de acordo com a FDA, a informação de prescrição dos EUA. Outros inibidores da ECA incluem o lisinopril, enalapril, fosinopril, quinapril, trandolapril e ramipril. Os distúrbios do sabor, às vezes, são resolvidos quando os inibidores da ECA são usados ​​por um período de tempo prolongado.

Metformina pode causar gosto metálico na boca: Metformina ou Glucophage é uma medicação oral comumente prescrita para pacientes que sofrem de diabetes mellitus tipo 2 . A informação de prescrição da FDA disse que cerca de 3 por cento dos pacientes experimentam um sabor metálico na boca quando iniciam a terapia medicamentosa com metformina. No entanto, o efeito colateral é resolvido quando este medicamento é usado por um período de tempo contínuo.

Antibióticos: O gosto metálico na boca pode ocorrer no momento de tomar alguns antibióticos. Três medicamentos prescritos que normalmente causam efeitos colaterais são metronidazol, claritromicina e trimetoprim-sulfametoxazol. Outros medicamentos incluem azitromicina, etionamida e tetraciclina.

Medicamentos quimioterápicos para câncer podem causar gosto metálico na boca: Alguns dos medicamentos quimioterápicos do câncer perturbam o gosto normal. O platinol e a paraplatina causam um gosto metálico na boca, conforme relatado pela American Cancer Society. Outras drogas anticâncer incluem Abraxane, MTX, Trexall, Oncovin, DTIC, Cytoxan, Neosar também pode causar gosto metálico na boca.

Lítio: As formas medicinais de lítio metálico são vendidas sob diferentes marcas que incluem Lithane e Lithobid. Estes medicamentos são os principais medicamentos para o tratamento do transtorno bipolar e causam um gosto metálico na boca.

Medicamentos de artrite: Medicamentos que são usados ​​para tratar artrite reumatóide causam um gosto metálico na boca. Isso foi relatado em um artigo publicado no ano de 2002. Os medicamentos incluem fenilbutazona, penicilamina, alopurinol e sais de ouro. Robaxin (metocarbamol) é um relaxante muscular que provoca um sabor metálico. Geralmente é prescrito para cepas, entorses e lesões musculares.

Eszopiclona: Lunesta ou Eszopiclone é um medicamento que é comumente prescrito para a insônia. Um dos efeitos colaterais mais comuns desse medicamento são anormalidades gustativas que incluem um gosto metálico na boca. Em dezembro de 2009, um estudo foi publicado, que disse que 62% das pessoas que são tratadas com Eszopiclone sentiu um gosto ruim na boca, geralmente amargo ou metálico. O sabor melhora em mulheres com uso contínuo, mas isso não acontece em homens.

Outros medicamentos que causam gosto metálico na boca: De acordo com um artigo de revisão publicado no “Drug Safety”, publicado em fevereiro de 2008, há também medicamentos adicionais que podem causar um gosto metálico na boca. As drogas incluem antabuse-medicação para o tratamento de abuso de álcool e toxina botulínica. Além disso, os medicamentos que causam a boca seca causam um gosto metálico, porque o ressecamento afeta o sabor normal. Medicamentos antidepressivos produzem boca seca e podem, portanto, causar gosto metálico na boca.

Conclusão

Medicamentos, às vezes, produzem efeitos colaterais indesejáveis. O gosto metálico que interferem nos sabores dos alimentos é um tipo comum de disgeusia. Vários medicamentos, desde medicamentos contra o câncer até antibióticos, podem resultar em um gosto metálico na boca. Administrar isso é muito difícil, porque você pode fazer muito pouco para evitar o gosto metálico na boca durante esses tipos de medicamentos. A melhor abordagem é prevenir o distúrbio. Pode ser útil para os pacientes se forem avisados ​​com antecedência sobre os medicamentos que podem causar um gosto metálico. Quando os medicamentos são descontinuados, o efeito adverso desaparece. Se a terapia medicamentosa é de longa duração ou se é causada por altas doses, a redução da dose pode ser uma opção ideal.

Leia também:

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment