Efeitos colaterais do excesso de vitamina D

A vitamina D, uma vitamina solúvel em gordura, está disponível naturalmente e em abundância a partir da luz solar. Na verdade, é comumente também conhecida como a vitamina “sol”, já que seu corpo fabrica essa vitamina por si só depois que a pele é exposta à luz solar. No entanto, para pessoas que não recebem exposição suficiente à luz solar, obter vitamina D a partir de suplementos ou de fontes alimentares é absolutamente crucial, de modo a evitar tornar-se deficiente nesta vitamina muito importante. Agora, enquanto a vitamina D é muito importante para sua saúde, muita vitamina D também pode se tornar um problema. Quando muito dessa vitamina se acumula no corpo, ela pode atingir níveis tóxicos e causar danos. Vamos dar uma olhada em quais são os efeitos colaterais de muita vitamina D.

A vitamina D desempenha um papel importante no organismo. Da absorção de cálcio à manutenção da função imunológica adequada, ao mesmo tempo que protege os ossos e os músculos, a vitamina D é essencial para o funcionamento adequado do organismo. Esta vitamina também é necessária para manter a saúde do coração. Enquanto a vitamina D é majoritariamente fabricada pelo próprio corpo quando a pele fica exposta à luz solar, ela também pode ser encontrada naturalmente em alguns alimentos.

No entanto, existem muito poucos alimentos ricos em vitamina D, sendo os principais peixes gordurosos. Além disso, a maioria das pessoas também não consegue exposição suficiente à luz solar e, portanto, é incapaz de produzir níveis adequados da vitamina. Isso causa uma deficiência de vitamina D no organismo.

Conforme estimativas, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo provavelmente estão sofrendo de deficiência de vitamina D.

A vitamina D também é freqüentemente tomada sob a forma de suplementos, nos quais a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol) são as mais comuns disponíveis. No entanto, existem certos efeitos colaterais associados com doses muito altas de vitamina D3 durante um período prolongado de tempo, pois isso pode levar a um acúmulo excessivo de vitamina D no organismo.

Quando a vitamina D se acumula em excesso ou acima de um certo nível no corpo, causa intoxicação por vitamina D. Esta condição ocorre quando os níveis de vitamina D na corrente sanguínea ultrapassam 150 ng / ml ou 375 nmol / l. Como a vitamina D é armazenada nas células de gordura do corpo e liberada no sangue a uma taxa mais lenta, essa toxicidade pode prevalecer por muitos meses, mesmo depois de você parar de consumir os suplementos.

Embora a toxicidade da vitamina D seja uma condição rara, ela pode ocorrer em pessoas que estão tomando altas doses desses suplementos por um período prolongado de tempo, particularmente sem qualquer monitoramento de seus níveis de vitamina sanguínea.

Também é possível que você acidentalmente consuma o excesso de vitamina D. Outros suplementos não especificamente para a vitamina D também podem conter um nível muito mais alto de vitamina D do que o que está listado nos rótulos.

É importante notar que a toxicidade da vitamina D não pode ocorrer se você estiver recebendo a vitamina através da exposição à luz solar e alimentos.

Alguns dos principais efeitos colaterais da toxicidade da vitamina D são mencionados abaixo:

Aumento dos níveis de cálcio no sangue

Um dos principais papéis da vitamina D no organismo é absorver o cálcio dos alimentos que se come. Quando a ingestão de vitamina D se torna demasiado, faz com que o nível de cálcio no sangue também se eleve. Altos níveis de cálcio no sangue causam muitos sintomas e também são perigosos. Conhecido como hipercalcemia, alguns dos sintomas dos níveis elevados de cálcio no sangue incluem:

Pode levar até um ano para que os níveis de cálcio no sangue retornem aos níveis normais mesmo depois de você parar de tomar os suplementos vitamínicos.

Níveis Elevados de Vitamina D no Sangue

Enquanto um nível ótimo de vitamina D é necessário em sua corrente sanguínea, um nível elevado do mesmo pode ser perigoso e causar danos. Embora não haja um acordo geral entre pesquisadores e médicos sobre qual é o intervalo ideal para os níveis de vitamina D no sangue, estima-se que seja em torno de 30 ng / ml ou 75 nmol.

É muito raro encontrar uma pessoa com níveis muito altos de vitamina D no sangue, sintomas típicos de níveis tóxicos de vitamina D ou excesso de vitamina D incluem fadiga, náuseas e / ou vômitos, fala arrastada , esquecimento e outros sintomas.

Os sintomas de toxicidade, no entanto, só podem resultar de megadoses da vitamina.

Perda de apetite, vômito e náusea

A maioria dos efeitos colaterais que ocorrem a partir de níveis tóxicos de vitamina D no sangue geralmente acontece por causa de hipercalcemia, ou níveis elevados de cálcio presentes na corrente sanguínea. Os efeitos colaterais mais comuns são náusea e / ou vômito e perda de apetite. No entanto, tenha em mente que nem todos que experimentam hipercalcemia terão esses sintomas.

Por exemplo, um estudo com 10 participantes que desenvolveram níveis elevados de cálcio no sangue depois de tomar suplementos de alta dose de vitamina D para tratar uma deficiência da vitamina, descobriu que enquanto quatro deles experimentaram vômito e náusea, apenas três experimentaram falta de apetite.

O mesmo tipo de resultados também foi observado em outros estudos que analisaram as doses excessivas de vitamina D.

Em geral, esses efeitos colaterais são geralmente vistos apenas em pessoas que tomaram doses extremamente altas de vitamina D3, fazendo com que seus níveis de cálcio no sangue se cruzassem com 12 mg / dl.

Perda óssea

A vitamina D é muito importante para o corpo, pois desempenha um papel importante na absorção de cálcio e no processo de metabolismo ósseo. A manutenção de ossos fortes também é outra função importante realizada pela vitamina D. É por isso que megadoses ou vitamina D podem causar danos à saúde dos ossos.

Como mencionado acima, a maioria dos sintomas dos níveis tóxicos de vitamina D é causada por níveis elevados de cálcio no sangue, algumas pesquisas indicam que doses exageradamente altas desta vitamina fazem com que os níveis de vitamina K2 caiam na corrente sanguínea.

A vitamina K2 desempenha um papel crucial na manutenção do cálcio nos nossos ossos. Também mantém este cálcio fora da corrente sanguínea. Quando há um nível elevado de vitamina D no sangue, reduz drasticamente os níveis de vitamina K2 e, assim, dificulta sua atividade.

É por isso que quando você está tomando um suplemento de vitamina D, seu médico provavelmente prescreve um suplemento de vitamina K2. Caso contrário, também é recomendável que você consuma alimentos que contenham vitamina K2, como carne alimentada com capim ou laticínios.

Distúrbios estomacais

Obstipação ou diarréia são alguns dos distúrbios digestivos comuns que são geralmente associados com níveis elevados de vitamina D. Esses efeitos colaterais são, novamente, um resultado direto do aumento dos níveis de cálcio no sangue causados ​​por altas doses de ingestão de vitamina D.

Um estudo descobriu que um menino sofria de constipação e dor de estômago ao tomar suplemento de vitamina D que foi rotulado indevidamente. Ao mesmo tempo, seu irmão não experimentou qualquer outro efeito colateral, exceto pelo aumento dos níveis de vitamina D na corrente sanguínea.

Conclusão

Embora a vitamina D seja um requisito essencial para o funcionamento correto do organismo, você deve certificar-se de não consumir muito dele. Seguindo uma dieta saudável e obtendo uma exposição regular à luz do sol, você pode satisfazer sua necessidade ideal de vitamina D. Evite tomar megadoses dessa vitamina, pois ela pode causar muitos efeitos colaterais, sendo a mais grave a hipercalcemia e níveis sanguíneos elevados da vitamina. . É por isso que é importante consultar o seu médico antes de começar a tomar qualquer suplemento de vitamina D.

Leia também:

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment