Medicamentos

Overdose de oxicodona: causas, efeitos, sintomas, prevenção, o que fazer se alguém overdose de oxicodona

A oxicodona é um analgésico opioide semi-sintético que está disponível em uma variedade de doses e formulações. Sua overdose ocorre quando um intencionalmente ou acidentalmente leva o excesso desta medicação. Indivíduos que abusam de oxicodona correm alto risco de sofrer uma overdose, que também pode ser fatal. Se os sinais de uma overdose de oxicodona são reconhecidos e tratados a tempo, as chances de recuperação completa são muito melhores.

O que causa overdose de oxicodona?

Medicação de oxicodona ajuda a aliviar a dor. A dor severa e constante pode levar a pessoa a tomar esses medicamentos com mais frequência e em doses mais elevadas do que as que foram prescritas pelo médico. Esta é uma maneira comum de abusar de medicamentos para a dor, o que pode eventualmente tornar-se um vício. Pode-se propositadamente tomar uma overdose de oxicodona para uso recreativo ou para se machucar.

Uma overdose acidental também pode acontecer quando um equivocadamente leva mais oxicodona em um dia do que a dose prescrita. Para evitar essa situação, a medicação para a dor deve sempre ser tomada com cuidado, seguindo as instruções exatas do médico.

Quais são os efeitos e sintomas da overdose de oxicodona?

A ingestão de uma dose avassaladora de oxicodona pode trazer desequilíbrio a alguns processos fisiológicos que preservam a vida e controlados pelo cérebro, como a respiração. Uma overdose de oxicodona pode fazer com que a respiração diminua, torne-se mais rasa e até pare, dependendo da quantidade de medicação tomada. Pequenas pupilas não reativas e sonolência extrema são outros efeitos da overdose de oxicodona.

Overdose de oxicodona pode se manifestar com muitos sintomas de risco de vida. Quanto mais cedo esses sintomas forem notados e tratados, melhores são as chances de sobrevivência do indivíduo. Sintomas comuns de overdose de oxicodona são pele pálida, pegajosa e fria, unhas e lábios azulados e corpo flácido. Leveza, náuseas e vômitos, baixa pressão arterial, baixa freqüência cardíaca e freqüência respiratória, convulsões e inconsciência são alguns outros sintomas que indicam overdose de oxicodona. Juntamente com o opióide, a maioria dos produtos de oxicodona também contém drogas como aspirina ou acetaminofeno. Estas drogas têm seus próprios efeitos nocivos de overdose que danificam o corpo do usuário extensivamente.

O que fazer se alguém overdose de oxicodona?

A overdose de oxicodona pode resultar em lesões prolongadas, problemas médicos sérios ou até mesmo fatalidade se o tratamento oportuno não for administrado. A equipe de emergência dos profissionais da área médica deve ser contatada imediatamente para assistência médica a tempo. Enquanto espera por profissionais médicos para chegar, o indivíduo de sobredosagem deve ser mantido na posição vertical e consciente. Caso o indivíduo fique inconsciente, o coração e a frequência respiratória devem ser monitorados de perto e todas as observações devem ser relatadas à equipe médica na sua chegada. Se o indivíduo parar de respirar, a RCP deve ser realizada por um profissional treinado.

Os profissionais de emergência devem ser informados sobre a formulação da oxicodona usada pelos pacientes. Isto é importante porque algumas oxicodona continham drogas como acetaminofeno ou aspirina, o que pode complicar ainda mais a condição de sobredose. Intervenções adicionais seriam necessárias nesses casos para reduzir o risco de consequências prolongadas para a saúde. O paciente seria monitorado de perto e tratado para manter seus sinais vitais, como pressão arterial, freqüência cardíaca, temperatura corporal e taxa de respiração. Se o indivíduo parar de respirar, um medicamento chamado naloxona precisará ser administrado imediatamente. Esta droga pode restringir os receptores de opiáceos e interromper instantaneamente os efeitos dos opióides para salvar a vida do indivíduo. Quanto mais cedo o paciente conseguir ajuda, melhores serão suas chances de recuperação.

Como a overdose de oxicodona pode ser prevenida?

O primeiro passo para a prevenção de uma overdose de oxicodona é obter ajuda. Esta ajuda pode ser de um profissional ou de um familiar ou amigo. Para obter uma vida mais saudável e livre de drogas, um tratamento formal pode ajudar o indivíduo em dificuldades a sair do hábito do abuso de oxicodona. É somente quando uma pessoa desvia sua atenção para um trabalho mais criativo ou lucrativo, ele pode começar uma vida normal. Aconselhamento terapêutico e um maior conhecimento dos efeitos colaterais da oxicodona podem ajudar o indivíduo em dificuldades a se libertar desse ciclo. O tratamento pode ser feito de duas maneiras, ou seja, tornando-se um paciente externo ou internado. Um paciente internado é aquele que fica em casa no centro corretivo para evitar ser atraído por estranhos ou tentações e tenta se concentrar apenas em se tornar um indivíduo sóbrio. Um paciente interno, por outro lado, é aquele que tem uma vida ocupada e não pode ficar nos centros. Eles são, portanto, autorizados a permanecer em casa e passam por tratamento monitorado regularmente.

Para manter a sobriedade e evitar a reutilização de drogas, são necessários grupos de autoajuda e apoio da comunidade. Família, amigos e colegas de trabalho podem ser uma grande ajuda para fazer o paciente entender que mudando seu estilo de vida e praticando hábitos saudáveis, esses indivíduos podem viver uma vida mais feliz, saudável, mais longa e livre de drogas.

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment