Medicamentos

O que constitui a toxicidade do lítio, conhecer seus sintomas, manejo, prevenção

Desde o século 19, o lítio tem sido usado como um dos ingredientes para fazer medicamentos. Mesmo sendo um dos ingredientes de muitos medicamentos, o excesso pode causar toxicidade ao lítio.

No início, o lítio foi usado nos medicamentos para tratar pacientes com gota, depressão e neutropenia. Os efeitos colaterais foram graves e podem ser fatais, como encontrado em 1940, e depois foi impedido de ser usado. Quando os efeitos colaterais poderiam ser melhorados e diminuídos, o lítio era novamente usado em medicamentos a partir da década de 1970. Atualmente, para tratar pacientes com transtorno bipolar, são prescritos medicamentos contendo lítio. No entanto, se o lítio é tomado por muito tempo, o rim do paciente é afetado, como a morfologia dos rins mudam e a função renal é afetada. Para evitar tais situações, você deve saber que a dosagem de tal medicamento é maior durante a fase maníaca e, à medida que os sintomas diminuem, a dose deve diminuir.

O que constitui a toxicidade do lítio?

A dosagem de lítio que pode ser usada sem o risco de desenvolvimento de qualquer sintoma dentro do paciente é de 0,7-1,2 mEq / L. Se a dosagem é de 1,5mEq / L ou mais, a toxicidade do lítio aumenta no corpo.

Existem dois tipos de toxicidade de lítio:

  • Toxicidade aguda do lítio causada pela ingestão de grandes quantidades de lítio.
  • Toxicidade crônica do lítio causada por ingestão de lítio por um período prolongado de tempo. Mesmo se você está tomando em quantidade prescrita de lítio, mas por um longo período de tempo e você tem uma função renal fraca e desidratação, em seguida, o lítio acumulado no organismo causando toxicidade.

Quais são os sintomas da toxicidade de lítio?

Os sintomas que surgem no paciente dependem do tipo de toxicidade do lítio com o qual ele é afetado.

Os sintomas da toxicidade aguda do lítio incluem fraqueza, tontura , náusea, vômito, dor no estômago e diarréia . Dependendo da quantidade de lítio ingerida, esses sintomas gastrintestinais podem variar e causar manifestações neurológicas. Os sintomas neurológicos da toxicidade do lítio são tremores na mão, fala pastosa, espasmos dos músculos, movimentos oculares incontroláveis, alterações no nível de consciência que podem levar ao coma.

Os sintomas da toxicidade crônica do lítio são insuficiência renal e efeitos adversos no sistema nervoso. Tremores que não podem ser controlados, perda de coordenação e distúrbios no movimento do corpo também podem ocorrer se os níveis séricos de lítio forem extremamente altos no corpo.

Como é controlada a toxicidade de lítio?

A primeira prioridade para tratar um paciente que sofre de toxicidade do lítio é ajudando-o a ganhar estabilidade. Se o nível de consciência estiver desequilibrado no paciente, então o procedimento de respiração espontânea também pode ser afetado. Para tal situação, o paciente deve ser intubado para ajudá-lo a continuar o ciclo respiratório normal.

Para entender a gravidade do nível de toxicidade do lítio, o nível sérico de lítio deve ser verificado. Muitas vezes os pacientes são submetidos à fluidoterapia para aumentar a função renal e limpar os depósitos de lítio do corpo. Juntamente com o nível sérico de lítio, o nível sérico de sódio precisa ser mantido porque, se o lítio for excretado em quantidade reduzida, pode causar hiponatremia. Se a maneira mencionada acima falhar, então, para baixar o nível sérico de lítio, o outro procedimento adotado é o início da hemodiálise no paciente.

Como prevenir a toxicidade do lítio?

Se a dose prescrita de medicação for tomada pelo paciente, a toxicidade do lítio pode ser evitada. Os frascos de medicamentos devem ser mantidos rotulados e fora do alcance das crianças para evitar acidentes de ingestão.

Se você estiver tomando medicação de lítio devido a sofrer de transtorno bipolar, faça check-ups regulares com o médico para que a dose possa ser ajustada para evitar a toxicidade do lítio. Para prevenir o acúmulo de drogas, a função renal deve ser monitorada de perto e deve-se assegurar que uma quantidade adequada de lítio esteja sendo excretada do corpo.

Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment