Vida saudável

Como a quimioterapia afeta as unhas | Efeitos colaterais da quimioterapia nas unhas

É um conhecimento comum que a quimioterapia, que é um tratamento para o câncer, afeta nossos cabelos devido às células que se dividem rapidamente no folículo piloso, mas muitos não estão cientes do fato de que a quimioterapia também afeta nossas unhas e pode transformá-las em preto. cor ou causar outra descoloração, pigmentação etc. A quimioterapia é um tratamento usado no câncer, onde drogas são usadas para destruir / matar a célula cancerosa e parar a propagação ou retardar o crescimento das células cancerígenas. Existem 2 grupos de drogas quimioterápicas que causam alterações nas unhas. Estes dois grupos são compostos por antraciclinas e taxanos. As drogas da quimioterapia podem ter um efeito tóxico direto nas unhas das mãos ou dos pés, o que leva ao efeito colateral das unhas ficarem pretas. No entanto, essas alterações nas unhas são reversíveis quando a quimioterapia é interrompida.

Como a quimioterapia afeta os pregos ou efeitos colaterais da quimioterapia nas unhas

  • Pode haver uma aparência de manchas nas unhas, como uma linha vertical ou horizontal, ou pequenas reentrâncias. Essas alterações ou marcas indicam o momento da quimioterapia. Uma pessoa pode ter múltiplas indentações ou linhas que refletem os diferentes ciclos de quimioterapia. No entanto, essas manchas que são efeitos colaterais da quimioterapia não são permanentes e vão crescer à medida que a unha cresce.
  • As unhas podem ficar machucadas e podem ficar pretas, marrons, verdes ou azuis durante a quimioterapia. Indivíduos que têm pele mais escura têm uma mudança mais óbvia da cor das unhas.
  • As unhas podem se tornar frágeis ou finas e não crescerão tanto quanto antes e tendem a se romper mais facilmente. Também pode haver descoloração ou pigmentação nas unhas como efeito colateral da quimioterapia.
  • Há secura do leito ungueal e as cutículas podem ficar desgastadas. Nunca descasque ou rasgue a cutícula desgastada ou solta; em vez disso, corte as cutículas desgastadas usando um par limpo de tesouras para unhas.
  • A unha pode se separar completamente do leito ungueal ou até cair em alguns pacientes submetidos à quimioterapia. Se houver uma unha solta, ela pode se tornar um local para bactérias entrarem e desenvolverem infecção. Portanto, nesses casos, é importante praticar uma excelente higiene das mãos para evitar infecções.
  • Também pode haver desenvolvimento de unhas encravadas nos dedos das mãos ou dos pés.
  • Cuidar das unhas é a prevenção de primeira linha para o linfedema. Cuidados especiais devem ser tomados das unhas, particularmente se os linfonodos tiverem sido removidos de debaixo do braço durante a mastectomia ou mastectomia. Pacientes em quimioterapia devem tentar evitar danos à unha, como cortes, unhas ou queimaduras nas mãos ou dedos, que podem causar infecção. Lesão ou infecção no mesmo lado do corpo onde a cirurgia de câncer de mama é feita também aumenta o risco de linfedema.

Medicamentos quimioterápicos que fazem as unhas ficarem pretas

As unhas podem ficar pretas ou ter outras alterações como efeito colateral para os seguintes medicamentos quimioterápicos:

  • Daunorrubicina (Cerubidina, Daunoxome).
  • Doxorrubicina (adriamicina).
  • Ixabepilona (Ixempra).
  • Doxorrubicina (Doxil).
  • Docetaxel (Taxotere).
  • Mitoxantrona (Novantrone).
  • Tamoxifeno (Terapia Hormonal).

Maneiras de gerenciar as unhas como resultado do efeito colateral da quimioterapia

Se houver alterações nas unhas durante a quimioterapia, o risco de infecção aumenta. Uma infecção da unha é uma condição potencialmente séria, já que o sistema imunológico está comprometido devido à quimioterapia. Se houver linfedema, então uma infecção ungueal piora.

Dada a seguir são alguns métodos para encobrir qualquer negrume de unhas ou manchas e também para manter suas unhas infecção livre durante a quimioterapia:

  • Sempre mantenha as unhas limpas e aparadas, pois isso reduz o risco de infecção e também as imperfeições são menos evidentes nas unhas curtas.
  • As unhas podem ser pintadas para esconder sua negritude ou manchas. Certifique-se de que o esmalte é o que você usou antes para evitar uma reação alérgica. Também é recomendado o uso de esmalte à base de água, já que os esmaltes convencionais têm produtos químicos, que endurecem as unhas e são considerados tóxicos.
  • Se o efeito colateral da quimioterapia resultar na queda das unhas ou se tornar muito seca, deve-se usar um hidratante para as unhas em vez de um verniz para as unhas.
  • Sempre remova o esmalte usando um removedor não à base de acetona, pois é menos seco do que um removedor à base de acetona, acetato de etila e outros solventes agressivos. Removedores suaves estão disponíveis para vernizes à base de água.
  • Use luvas de proteção ao realizar tarefas domésticas ou jardinagem para evitar infecções.
  • Nunca rasgue ou morda suas unhas ou cutículas, pois esse hábito aumenta o risco de infecção. O roer das unhas deve ser especialmente evitado na mão do mesmo lado da mama afetada. Usar luvas finas de algodão branco por alguns dias ajudará a desencorajar esse hábito.
  • Evite pegar nas cutículas se houver cutículas desgastadas ou se houver pele seca ao redor do leito ungueal.
  • Creme de cutícula deve ser massageado na área da unha para evitar rachaduras, secura e unhas.
  • Mantenha suas cutículas arrumadas usando um gel ou creme removedor de cutícula. As cutículas podem ser gentilmente empurradas para trás com a ajuda de um bastão de madeira.
  • Manicures profissionais devem ser evitadas. Se eles forem feitos, instrumentos higienizados devem ser usados.
  • Evite a exposição excessiva das mãos à água, pois pode causar infecções fúngicas no leito ungueal.
  • Nunca use unhas falsas, pois os adesivos presentes nas unhas artificiais contêm substâncias químicas que podem causar uma reação alérgica, como inflamação ou inchaço. As unhas artificiais também podem reter bactérias que podem levar à infecção.
  • Se houver uma unha encravada ou unha, então mergulhe-a em água morna e aplique um pouco de creme antibiótico na região. Se ainda estiver doendo ou se a vermelhidão ou pus estiver aumentando, procure imediatamente atendimento médico.
  • Se houver sinais de inflamação ou infecção nas unhas, como dor ou líquido drenado da unha, procure também atendimento médico imediato.
  • Massageie o creme de cutícula na área da cutícula diariamente para evitar ressecamento, rachaduras e arranhões.
Especialista em Dor at | 425-968-1599 | [email protected]

Eu sou o Dr. Ruby Crowder e sou especialista em medicina pulmonar e cuidados intensivos. Eu me formei na Universidade da Califórnia, em San Francisco. Eu trabalho no Hospital Geral de São Francisco e Centro de Trauma de Zuckerberg. Eu também sou professor associado de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco.

Eu pesquisei a epidemiologia e o manejo da tuberculose em países de alta incidência e publiquei muitos remédios e artigos relacionados à saúde sobre o Exenin e em outras revistas médicas.

Finalmente, gosto de viajar, mergulhar e andar de mochila.

Leave a Comment